Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Fórum dos Leitores

    Publicado por Estadão
    há 12 anos

    CORRUPÇAO

    CPI do Cachoeira

    Essa CPI é uma piada, uma brincadeira, uma CPI de faz de conta, de me engana que eu gosto, pois o relator afirma que os membros do governo envolvidos, ou seja, os que se banharam na "cachoeira", não podem ser inquiridos. Isso significa que os membros do governo podem participar da corrupção, mas não podem ser condenados, eles são impunes.

    TOSHIO ICIZUCA

    toshioicizuca@terra.com.br

    Piracicaba

    Alívio

    Ufa, que alívio! O governo, parlamentares e todos os implicados no escândalo Demóstenes Torres-Carlinhos Cachoeira já podem dormir sossegados. O presidente e o relator da CPI são carne e osso com o Palácio do Planalto.

    JOSÉ MARQUES

    seuqram.esoj@bol.com.br

    São Paulo

    Sem oposição

    Os brasileiros ainda não perceberam, mas já começam a pagar o preço por terem ido às urnas em 2010 para fazer do Brasil um país quase sem oposição. Ludibriados pelo projeto de perpetuação do poder lulista, acharam desnecessário colocar fiscais na Câmara e no Senado para cuidarem das falcatruas de mensaleiros e aliados. Está na mídia: para averiguar o escândalo do momento, só sete dos titulares da CPI do Cachoeira são oposicionistas, contra 25 do Palácio do Planalto. Querem blindagem melhor para os pilantras que se aglomeram no Executivo?

    THIAGO C. ANDRADE

    thiagocandrade@gmail.com

    Recife

    Quem usa cuida

    Nossa política é uma paleta imensa em que as cores se sobrepõem como num arco-íris e se mesclam criando os mais variados tons, sem jamais chegar ao destaque do verde e do amarelo. Cale-se a imprensa! Anteontem, um senador da República fez uso de todo o colorido ao seu dispor e da memória política recente para atacar a imprensa, chamando os profissionais da área de meros "rabiscadores", afirmando ainda que envidará todos os esforços para que não vazem informações sigilosas que possam comprometer o resultado das apurações. Oxalá!

    CARLOS DELPHIM DA GAMA NETO

    delphim@ibl.com.br

    Santos

    Jogo duro

    "Farei tudo para manter o sigilo desta CPI", bradou Fernando Collor de Mello, e advertiu que a mídia não publique "falsas notícias". Creio que o nobre senador tem razão: no Brasil não há corrupção que corrói os cofres da União, tudo o que falam a esse respeito é invenção da imprensa. Até porque no nosso país os políticos corruptos estão todos na cadeia...

    VIRGÍLIO MELHADO PASSONI

    mmpassoni@gmail.com

    Jandaia do Sul (PR)

    O colérico

    Só pelas frases iniciais ditas por Collor na abertura da CPI, já seria de bom alvitre que fosse convidado a se retirar. A CPI não é para julgar na base da mágoa e da raiva, e sim por pessoas comprometidas com a verdade, desprovidas de mágoas passadas, focando apenas em desbaratar essa quadrilha. Nunca acreditamos na inocência de Collor, apenas foram "ineficientes" nas investigações! Ele já se mostrou péssimo presidente, péssimo senador e não mudará seu jeito colérico de ser, principalmente contra a mídia. A única com que o Brasil ético e íntegro ainda pode contar. Essa CPI não se pode transformar em poleiro de vingança, e sim em punição para os ladrões do dinheiro público!

    BEATRIZ CAMPOS

    beatriz.campos@uol.com.br

    São Paulo

    'Elle' e o PT

    Nas voltas que o mundo dá, vemos o raivoso Collor se juntar aos inimigos de ontem, petistas & Cia., na CPI do Cachoeira, e defendê-los contra os possíveis efeitos de seus elos com os atos de corrupção do malfeitor Carlinhos Cachoeira. Nem os jornalistas "rabiscadores" escaparão de sua ira.

    LEILA E. LEITAO

    São Paulo

    Inimaginável

    Quando alguém poderia imaginar que o PT um dia poderia juntar-se ao Collor para, unidos, participarem de uma CPI? É o cabrito tomando conta da horta, e com a arrogância costumeira.

    JOSÉ ROBERTO MARFORIO

    bobmarforio@gmail.com

    São Paulo

    Collor e a imprensa

    O ex-presidente ainda não acabou de destilar todo o seu veneno contra a imprensa. A mesma que ajudou a acelerar sua queda do governo. Agora com um palco como a CPI, voltaremos a ouvir a verborragia ressentida de quem nunca deveria ter voltado à vida pública. Pobre Alagoas, que o elegeu.

    GERALDO ROBERTO BANASKIWITZ

    geraldo.banas@gmail.com

    São Bento do Sapucaí

    Abaixo a censura!

    A mídia é responsável pelas descobertas de corrupção no governo.

    ROBERTO TWIASCHOR

    rtwiaschor@uol.com.br

    São Paulo

    MORDAÇA

    Mil e uma noites

    Mil e uma noites de censura ao Estado. E segue seu caminho infinito. Tal como o livro mágico de Bagdá, é o que se dá com as liminares do nosso Judiciário. E com a nossa democracia bifronte: de dia, o texto da Constituição, as sessões da Câmara e do Senado, sob as luzes das TVs estatais; à noite são tomadas as decisões ilusionistas, no interior das alcovas, pelos confabulatores nocturni.

    AMADEU R. GARRIDO DE PAULA

    amadeugarridoadv@uol.com.br

    São Paulo

    SEBRAE

    Mortalidade das empresas

    Em editorial de 25/4, verificamos uma inconsistência em informação creditada ao Sebrae acerca de mortalidade de empresas no Brasil, conforme segue: "O Sebrae calcula que a taxa de mortalidade das empresas no primeiro ano de existência, em média de 70% a 80% para todos os empreendimentos...". Na verdade, o Sebrae não calcula taxa de mortalidade para o primeiro ano de existência de empresas, mas para os dois primeiros anos, e o último índice calculado foi de que 73,1% das empresas sobrevivem. Tal estudo está disponível no site do Sebrae (http://www.sebrae.com.br/customizado/estudosepesquisas/temas-estrategicos/sobrevivencia).

    ANDRÉA SEKEFF, Marketing e Comunicação do Sebrae Nacional

    andrea.sekeff@sebrae.com.br

    Brasília Cartas selecionadas para o Fórum dos Leitores do portal estadao.com.br

    UM VETO DOLOROSO E IMPRESCINDÍVEL

    Sem descartar a soberania da União sobre nosso território, a preservação das reservas ambientais é do interesse do planeta. O projeto de Código Florestal, além de anistiar desmatadores pródigos até 2008, projeta um continente diversificado, no qual algumas unidades estaduais poderão ter seu meio natural razoavelmente preservado, enquanto outras poderão caminhar para a desertificação ditada por interesses econômicos. A presidente Dilma, tão inclinada aos torneios de braço-de-ferro, não pode deixar de vetar esses dois aspectos do deletério projeto, ainda que tenha de peitar a maior parte da base aliada. Vejamos...

    Amadeu R. Garrido de Paula amadeugarridoadv@uol.com.br

    São Paulo

    *

    NOVO CÓDIGO FLORESTAL

    Depois de pesquisa em que obteve 64% de aprovação junto dos eleitores, já saiu a pesquisa com o índice de aprovação de Dilma no Congresso: 26%!

    Luiz Henrique Penchiari luiz_penchiari@hotmail.com

    Vinhedo

    *

    INOCENTES PUNIDOS

    Senhores juristas, favor explicar como pode alguém ser anistiado ou punido de algo que não cometeu? O desmatamento da mata ciliar vem acontecendo desde o descobrimento do Brasil. Por motivos de saúde pública (mosquitos transmissores de doenças) ou por ignorância o desmatamento é coisa antiga. Quase 100% das cidades estão localizadas às margens dos rios, sem uma árvore de mata ciliar. É preciso recompor a mata ciliar. Disso não temos dúvida. Mas a conta não pode ser paga só pelos agricultores. Estão sendo punidos e criminalizados por coisas que não fizeram. Pelo menos a grande maioria.

    Euclides Sordi euclidessordi@hotmail.com

    Maringá (PR)

    *

    DE HOJE EM DIANTE

    O Brasil está sob julgamento, depois de 500 anos de ocupação desordenada e sem regras, aparece uma turma querendo julgar o que é certo ou errado e condenar os atuais ocupantes pelos erros dos seus antepassados. Tem de ter regra de agora em diante! Essa cambada de ambientalistas e políticos nunca plantou uma árvore na vida, não tem noção do custo de uma recomposição florestal e tão pouco menciona o tempo e quem financiaria essa imposição de recomposição que estão querendo impor aos atuais ocupantes. Não vejo saída para uma situação negociada com essas barganhas nojentas que se fala todo dia de nossos parlamentares. Sei que o Brasil foi aberto por gente corajosa e que abriu mão de conforto e expôs suas famílias aos perigos de um território sem recursos de toda natureza, sem saúde sem estrada, sem dinheiro, etc. As estradas vieram no rastro das boiadas e esse Brasil de hoje deve muito a essas pessoas que hoje produzem e tornaram esse gigante que hoje acordou. Acordou, não, está vivo como sempre esteve, correndo como sempre para produzir cada vez mais pagando uma das maiores cargas tributárias do mundo. Tem coisa erradas por aí? Sem dúvida que tem! Temos que recuperas as matas ciliares? Sim, mas principalmente não desmatar mais, proteger as nascentes, os morros e as matas existentes. Falar de hoje em diante seria mais produtivo e justo com quem produz e esta lá agora sendo tratado como fora da lei. Lei que nunca existiu. A regra é clara, existe para todos, até para político que queira se eleger. Tem de existir uma regra e essa tem de ser aprovada pelo Congresso e deverá valer a partir da sua data de aprovação sem ação retroativa. A agropecuária é uma categoria desunida e muito mal informada (palavras do ministro Sayad). Terá de se unir e pedir respeito, pois senão serão julgados e condenados por um crime que não cometeram.

    Joao Braulio Junqueira Netto emaeng@terra.com.br

    São Paulo

    *

    O INÍCIO DO CAMINHO

    Quero cumprimentar o jornalista Rodrigo Lara Mesquita pelo excelente artigo de 24/4 sobre o Código Florestal (É pau, é pedra, é o início do caminho). Lúcido, coerente e de leitura obrigatória. Lavou a nossa alma. O Estadão reafirma, assim, sua história de arauto do progresso e desenvolvimento do nosso querido Brasil.

    Henrique de Souza Dias hsdias1@uol.com.br

    São Paulo

    *

    FOGO NAS MATAS

    A bancada ruralista via deputado Piau (PMDB) ateou fogo ontem, em nossas matas. Uma nova bandeira nacional deverá ser elaborada substituindo a cor verde pela preta.

    Mara Fonseca Chiarelli mara.chiarelli@ig.com.br

    Mogi Guaçu

    * CÓDIGO FLORESTAL

    É como um bando de lobos ferozes disputando a vítima abatida, não vai sobrar nada!

    Ariovaldo Batista arioba06@hotmail.com

    São Bernardo do Campo

    *

    O QUE DIZEM OS AMBIENTALISTAS

    Qual a razão de uma página para os ambientalistas? Por acaso não acham importante ouvir os ruralista...

    Ver notícia na íntegra em Estadão

    • Publicações25625
    • Seguidores17
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações52
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/forum-dos-leitores/3101459

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)