Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Fórum dos Leitores

    Publicado por Estadão
    há 13 anos

    GREVES

    Correios

    Inquestionável: greve é um direito de todo trabalhador. E temos de apoiar. Mas não dá para ficar quieto e assistir à dos Correios, que já ultrapassa os limites da razoabilidade e da tolerância, pois há quase um mês afeta a vida de milhões de brasileiros que necessitam desse tão relevante serviço prestado pelos carteiros. E nem podem alegar que não foi oferecida proposta, porque foi, e se não aceitaram é porque as correntes políticas por trás dessa manifestação não permitem. Pessoas como Anaí Caproni (PCO) são as principais lideranças e usarão os trabalhadores na próxima campanha eleitoral, associando esta greve a Dilma Rousseff. Mas, na verdade, os trabalhadores dos Correios estão sendo usados, como sempre foram, por essa senhora, que sonha ter um cargo no Executivo, estadual ou municipal, a qualquer custo. Será esta uma greve justa?

    MÁRIO GREGO

    São Paulo

    Bancários

    Essa greve anual já encheu e não comove mais ninguém. Os mesmos carros de som, a mesma conversa de trabalhador oprimido de sempre. E as mesmas fachadas dos bancos forradas de adesivos, escrito "greve" em vermelho. Está faltando criatividade. Mas há uma agravante na greve atual: o Sindicato dos Bancários foi flagrado pagando R$ 50 por dia para desempregados fazerem figuração e cara feia na porta das agências, com a intenção óbvia de inibir possíveis fura-greves. Ou seja, agora o comitê de esclarecimento da greve está terceirizado. Depois os bancários reclamam que os bancos terceirizam serviços. Numa democracia isso não deve ser permitido. A liberdade de escolher, participar ou não da greve, não está sendo observada. Muito estranhas as práticas antidemocráticas utilizadas por quem clama por mais democracia. Já fui bancário, quando me contentava com pouco dinheiro. Quando quis mais, resolvi pedir demissão e fui procurar algo mais rendoso para fazer. E é isso o que os insatisfeitos deveriam fazer. A taxa de desemprego está baixa, mas há muita gente querendo trabalhar.

    AURÉLIO NUNEZ ROLAN, microempresário

    São Paulo

    *

    REFORMA POLÍTICA

    Escândalo das emendas

    Necessitamos urgentemente fazer a reforma política. Da maneira como se vai consolidando a roubalheira, logo, logo, vamos quebrar, como está ocorrendo mundo afora. Até nas pequenas cidades do interior há maracutaias. O vereador mal-intencionado fica na espera de uma possível situação. De cima do muro, observa e depois dá o bote, seja por vantagens políticas (barganhas) ou/e por dinheiro. Por essas e outras, nossos legisladores têm uma missão muito séria para breve, mais do que breve: cada qual deixar de lado seus próprios interesses para proceder a uma reforma abrangente - quem sabe, eliminando o voto obrigatório, por onde começam a compra de votos e as barganhas, até chegar ao escândalo das emendas e aos projetos espúrios.

    ANTONIO CARNIATO FILHO

    Santa Rita do Passa Quatro

    Carta de princípios

    Só faria sentido pensarmos em reformas como a política (Dora Kramer, 7/10) após termos uma Constituição que fosse uma carta de princípios, e não uma extensa carta de intenções, emendadas e, na sua maioria, não cumpridas. Com uma Constituição tão prolixa não pode haver ordem jurídica que sustente reformas efetivas e duradouras.

    PAULO CAMPOS HARTFORD

    São Paulo

    *

    PRECATÓRIOS

    Listas sem lógica

    Há dois meses escrevi para este Fórum questionamento os critérios para pagamentos de precatórios alimentares pelo Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP). Dias depois foi publicada resposta da assessoria do tribunal, com um leve tom de ameaça, dizendo que cuidariam muito bem do precatório em meu nome. Posteriormente o TJSP divulgou duas novas listas de pagamento, em 31/8 e 30/9, das quais não é possível imaginar nenhuma lógica ou clareza, causando imensas dúvidas quanto aos critérios empregados. Será que é muito difícil ter transparência? E o que é mais importante, não poderiam pagar simplesmente de acordo com a ordem cronológica? Até a PEC do Calote manda pagar 50% em ordem cronológica. Mas não dá para ver isso na lista publicada no site do TJSP.

    JOSÉ RENATO NASCIMENTO

    São Paulo

    *

    PETROBRÁS

    Ações em baixa

    Os Estados se engalfinham pela divisão dos resultados de um pré-sal futuro, quando a administração atual da Petrobrás deixa a desejar. A melhor demonstração do seu mau resultado administrativo é o preço das ações, que tem caído abaixo da média do Ibovespa. A ação ordinária da Petrobrás está equiparada à da Telemar!

    SERGIO HOLL LARA

    Indaiatuba

    *

    AINDA STEVE JOBS

    Logotipo da Apple

    A maçã mordida, logotipo da empresa de Steve Jobs, foi certamente uma homenagem ao matemático inglês Alan Turing, que, na época da 2.ª Guerra Mundial, decifrou o código "Enigma" da Marinha alemã, fator que mudou a direção do conflito. Conhecido como o pai do computador contemporâneo, em risco eminente de ser preso por ser homossexual (na época era crime sujeito a prisão), Alan Turing mordeu uma maçã previamente envenenada, cometendo suicídio. Nota: há poucos anos o ator Carlos Palma apresentou uma peça teatral retratando essa tragédia, que culmina com a morte de outro ícone da tecnologia, aos 42 anos de idade!

    MOYSÉS FRIEDHEIM

    São Paulo

    *

    URBANISMO

    Estádio do Palmeiras

    O novo estádio do Palmeiras, no mesmo tradicional local, parece-me um absurdo, quer pelas dificuldades urbanísticas (sistema viário, região sujeita a alagamentos, transporte público, etc.) como pela qualidade de vida dos moradores do entorno e região, que ficarão sujeitos ao barulho e às arruaças, além da insegurança habitual em eventos desse tipo. Pergunto-me como pôde a Prefeitura, e seus diversos setores envolvidos, aprovar o projeto.

    ANDRÉ C. FROHNKNECHT

    São Paulo *

    PRIMEIRO, OS CARGOS

    O Partido Social Democrático (PSD) nem se livrou dos cueiros e já apresenta uma vitalidade tão adulta que vai apresentar projeto de resolução na Câmara dos Deputados para ter direito a 106 cargos de confiança. A farra dos partidos e a resistente coalizão de ''cumpanheiros'' responde pelo fato de que a Câmara é detentora de 1.334 cargos de livre nomeação. Não satisfazendo aos partidos a redistribuição, quer dizer, se faltar vagas, a solução é simplista: criam-se novas vagas. Essa é a forma como se movimenta a nossa classe política, cultuando o interesse pessoal, nepótico e clientelista. O PSD, para não fugir à regra dos demais co-irmãos, não veio para tentar moralizar o quadro político atual, mas fazer parte do butim que se prevalece de um Judiciário capenga, maneta que chora a abertura de sua caixa preta. O Brasil não carece de mais partidos políticos, mas sim de políticos que, antes de tudo amem o País e o povo do Brasil.

    Jair Gomes Coelho

    Vassouras (RJ)

    *

    A COERÊNCIA DO PSD

    Enquanto a oposição ainda procura se reorganizar, o prefeito de São Paulo conseguiu o registro do PSD, novo partido que acolheu os insatisfeitos de outras siglas e que já nasce como a terceira maior bancada da Câmara dos Deputados. Entendemos que há coerência do seu idealizador, Sr. Gilberto Kassab, na apresentação do PDS como de centro, já que não fará parte da base aliada do governo e nem lhe fará oposição sistemática, mantendo-se livre para conversar com os Executivos, os Legislativos e os Ministérios. Parece-nos uma postura dentro da verdadeira essência da democracia, que sobrevive da convivência de forças que se opõem, num clima salutar de diálogo equilibrado e mútuo respeito. Aplaudir os acertos e apontar os desacertos sugerindo novos rumos, e’ a digna postura da representação popular. Cremos tratar-se de um processo tentativo de mudança nas relações políticas, que contribuirá para melhor fluir a governabilidade e o atendimento às reivindicações dos congressistas, governadores e prefeitos.

    Alberto Raad

    Colina

    *

    TUDO DE NOVO

    O péssimo prefeito Gilberto Kassab, o príncipe dos novos partidos, o rei das inundações, felizmente não vai deixar sucessor. O Lulla mede forças para mais um incauto a sentar no trono que um dia foi ocupado por Olavo Setubal, Figue...

    Ver notícia na íntegra em Estadão

    • Publicações25625
    • Seguidores17
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações26
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/forum-dos-leitores/2872131

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)