Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

Fórum dos leitores

Publicado por Estadão
há 13 anos

MAU COMEÇO

O Partido Social Democrático (PSD) mal começou sua caminhada no cenário político brasileiro e seus primeiros passos já apontam para um mau começo... A proposta de convocação de uma Constituinte exclusiva para 2014 é uma irresponsabilidade. O atual cenário, em que se destaca o amplo domínio exercido pelo PT em todas as esferas da sociedade, só agrava a percepção do tamanho das besteiras que poderiam sair de um colegiado destinado a rever normas constitucionais. A proposta defendida pelo PSD para a nomeação dos honoráveis constituintes consegue ser ainda pior: o voto seria no sistema de lista fechada, cabendo aos partidos, e unicamente aos partidos, a atribuição da indicação dos componentes da Assembleia. Absolutamente decepcionante o início da jornada do PSD - ainda mais para uma sigla que reúne quadros tão prestigiados como Kátia Abreu e Guilherme Afif Domingos.

Henrique Brigatte hbrigatte@yahoo.com.br

Pindamonhangaba

*

CONSTITUINTE

Começa bem o PSD, com Kassab propondo uma constituinte exclusiva. Com a atual Constituição, remendada e sem sintonia com as realidades do País, os ministros do STF ganham um espaço excessivo para legislar.

Gilberto Dib gilberto@dib.com.br

São Paulo

*

NOVO PARTIDO, UM ERRO

A aprovação pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) da criação do partido comandado pelo prefeito Giberto Kassab, para mim, fora um erro. Primeiramente, pelo alto número de suspeitas que correm desde abril de que as assinaturas eram fraudadas e, depois, porque será mais um partido que nós, o povo, teremos de bancar. E ainda tem mais será mais um para roubar as verbas públicas. Como já dizia o velho ditado: "Onde há fumaça há fogo", se houve suspeitas é que algum motivo os idealizadores do partido deixaram transparecer para que estas se iniciassem. Torcemos para que este seja um partido honesto, e que cumpra com o que Gilberto Kassab disse de valorar a vontade do povo, para que não seja mais um a explorar e ser bancado pela população. E que a população não esqueça das suspeitas nas vésperas das eleições.

Vinícius Bernardes Mondin Guidio vguidio@ig.com.br

São Paulo

*

A CRIAÇAO DO PSD

Está de parabéns o leitor Ênio Rocha da Silveira pela manifestação expressa na edição de 27 deste mês (O TSE e a criação do PSD). Também acompanhei pela TV Justiça o julgamento referente ao pedido de registro do PSD. Realmente o presidente do TSE, Ricardo Lewandowski, mais parecia um advogado de defesa do partido do prefeito Kassab do que um magistrado isento que ali estava para julgar se o pedido de registro obedecera tudo o que determina a legislação e conferir se os mortos exumados para aumentar o número de pessoas incluídas nas listas já tinham voltados à tumba e os que tiveram suas assinaturas falsificadas tinham sido localizados para a devida correção ou substituídos por outros. Mas temos que louvar a esperteza do Kassab, pois quando anunciou a criação do partido foi dizendo que o mesmo surgia para se unir ao Lula. Só com esta frase e somente com ela, o prefeito paulistano ganhou a simpatia do ex-presidente, pois tinha a certeza de que com essa "tacada" granjearia por tabela a simpatia dos integrantes do TSE. Acertou na mosca e agora vamos ter de engolir mais um partido político na sopinha de letras que já temos. Enquanto os pobres são encarcerados por falta de um bom advogado, os ricos e principalmente os políticos sequer precisam deles, pois como é o caso, já contam com a própria estrutura governamental onde os integrantes ao bel prazer do Presidente da República são nomeados não pelo QI (quociente de inteligência, e sim pelo QI de quem indicou). Pouco importa se esse novo partido esteja nascendo sob o manto da horrenda corrupção que graça em nosso Brasil o que importa é que prometeu juras de amor ao PT e estamos. Convenhamos, depois de um gesto como este, fica evidente que a seriedade infelizmente está bem longe destas terras brasileiras. Deus precisa voltar a ser brasileiro. E viva a democracia.

Francisco Carlos Nogueira seculoriumxxi@yahoo.com.br

Mirassol

*

CENTRO?

O que significa ser um partido de centro? Não apóia ninguém, mas apoia todo mundo, não toma partido e fica em cima do muro. De fato será mais um partido fisiológico do qual já temos de baciada no país, daqui uns anos assume um ministério e logo teremos mais escândalos.

Roberto Saraiva Romera robertosaraivabr@gmail.com

São Bernardo do Campo

*

FALANDO SÉRIO

Já que o PSD do nosso alcaide é de centro, como ele mesmo diz, a sugestão é que José Serra bandeie se para o novo partido. Um novo nome em novo partido e um alento (renascimento) para o PSDB. Bom para o PSD, ótimo para o PSDB. É sugestão, e não gozação!

José Piacsek Neto bubapiacsek@yahoo.com.br

Avanhandava

*

MAIS UM

Meses atrás, o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, dizia que seu partido seria independente. Foi só ser aprovado, Kassab agradeceu Dilma Rousseff por PSD e diz que CPI, só por maioria... Afinal, onde está a independência desse partido?

Virgílio Melhado Passoni mmpassoni@gmail.com

Jandaia do Sul (PR)

*

DOUTOR 'HONORIS CAUSA'

Em Paris, ao entregar a Lulla o título de doutor "honoris causa", o diretor do Instituto de Estudos Políticos, Richard Descoings, se disse um entusiasta das 'conquistas' obtidas no mandato do petista e aproveitou o evento para pedir que o ex-mandatário desse "conselhos" (!) aos europeus sobre "gestão de dívida, déficit e crescimento econômico". Mal informado está o francês sobre as virtudes do agraciado. O crescimento sob Lulla esteve sempre em linha com a expansão global e muito abaixo da média observada quer nos BRICs, quer nos demais emergentes e mesmo na América Latina. No que tange à "gestão de dívida", não há destaque algum a se fazer, já que sua rolagem, subordinada a juros que são, de longe, os maiores do mundo, nos consome centenas de bilhões de reais todos os anos. Para piorar, o crescimento brasileiro, que de mediano passou a ser baixo, está agora associado a inflação acima da banda superior do regime de metas - outro legado de Lulla! Por fim, quanto ao quesito "déficit", o das transações correntes só aumentou nos últimos anos de governo do petista. De resto, quem fez e faz o Brasil avançar são os empreendedores privados, a quem se impõe uma das mais perversas cargas tributárias do mundo, para não falar no cipoal burocrático, no custo do dinheiro, de mão de obra, Justiça lenta, câmbio adverso, leis ultrapassadas e mais uma imensa gama de obstáculos, chamados de "custo Brasil", que subtraem a competitividade de nossos produtos e dificultam a exportação de manufaturados brasileiros. Para finalizar, persiste o País com saúde, educação, segurança, saneamento e infraestrutura horríveis, apesar dos sucessivos recordes de arrecadação tributária. Nem vou falar da corrupção, sempre tolerada pelo governo do novo doutor "honoris causa". As palavras do senhor Descoings, enaltecendo os "grandes feitos" de Lulla, apenas ratificam a miopia de boa parte do Velho Mundo, o que, de certa forma, explica as dificuldades que ora passam vários países do continente europeu.

Silvio Natal silvionatal49@yahoo.com.br

São Paulo

*

DOUTOR EM QUÊ?

Qual será o estranho interesse ou ignorância dessas universidades ao concederem o título de Dr. honoris causa ao Lula? Desculpem, mas doutor em quê? O que ele fez de diferente, senão manter a política econômica de seu antecessor e acobertar e afagar corruptos? Os trouxas de fora não conseguem ver isso? É o mesmo que chamar técnico de futebol de professor, deprecia o título... Ca entre nós, não tem nada mais útil para fazer?

Ricardo Guerrini ricguerrini@hotmail.com

São Paulo

*

AULAS NA SORBONNE

Será que vamos receber uma dádiva divina? Os desavisados do Instituto de Estudos Políticos francês (que estaria numa tremenda draga), por meio de seus anfitriões, Srs. Descoings e Casanova, poderiam chamar o "cara" para dar aulas na Sorbonne, assim então ele desencarnaria daqui, levando junto seus coleguinhas - Dirceu e outros. Essas aulas teriam como alunos a meninada brasileira que o aplaudiu de maneira entusiasta, no momento do recebimento de seu título. Honoris causa; primeira aula: o que não faz uns US$ 10,00 para o café da manhã já nesse início de frio, para esquentar e entusiasmar a moçada, e, depois, seguindo em frente; mostrando sempre a belíssima política governamental que quase acaba antes de começar, "o mensalão". Que tal?

Luiz Carlos Cunha luiz.cunha@terra.com.br

São Paulo

*

HOMENAGEM

Honoris causa é alguma nova cachaça exportada para a Europa?

Celso Ribas Guaycuru de Carvalho crgc22@gmail.com

São Paulo

*

DOUTOR ONERES CAUSA

Tantos cumprimentos com chapéu alheio, tantas esmolas com o dinheiro que era nosso, acabam abrindo portas para que ele seja mundialmente reconhecido como "doutor oneres casa".

Carlos Delphim Nogueira da Gama Neto carlosgama@croniquetas.com.br

Santos

*

PERGUNTA

Quem está pagando as passagens de Lula, Márcio Thomaz Bastos, Luiz Dulcci e José Dirceu nesta viagem à Paris?

Agnes Eckermann agneseck@yahoo.com.br

Porto Feliz

*

ENTUSIASMO INFANTIL

Lula da Silva foi à França negociar a compra dos aviões Rafalle, e isso não é segredo. A França precisa deste dinheiro, e Lula é hoje o maior lobista brasileiro. E não há nada que funcione mais, para conseguir o que for de Lula, do que um título, um agrado, um samba enredo. O resto é entusiasmo infantil de gente que não conhece, ainda, como funciona o mundo.

Maria Cristina Rocha Azevedo crisrochazevedo@hotmail.com

Florianópolis

*

REI

O "cara" que criou a quadrilha do mensalão designou dirceu (corrupto não merece maiúsculo), se juntou com os melhores nomes honestos do Brasil - sir nei, collor, maluf, renan, romero jucá, etc., comprou 90% dos brasileiros, une, centrais sindicais, deputados, senadores, etc., etc., conseguiu eleger a "mãe do PAC (projeto de arrecadação pela corrupção) e agora continua a governar. Mantém a mãe do PAC como sua gerente, enquanto viaja pelo mundo com ministros. Pergunto: quem paga essa conta? Provavelmente nós.

Delcio da Silva delcio796@terra.com.br

Taubaté

*

LULA É 'FIEL'

Diante dos sambas-enredo para o Carnaval, arrisco uma sugestão, sem breque nem refrão! Lula, o motorista da estrela!

Lula, a estrela guia,

este" Brazil ", sem você, o que seria?

Lá em Brasília, no Jaburu

Encontros mil com a cambada sempre pronta

Sabe de nada. Só conta papo, e com a família

do Toninho e Daniel, não mais encontra!

Do mensalão esquecido, espalha mil bazófias:

Genoíno, Delúbio, Zé Dirceu...

Maracutais," honoris causa ",

Horrores causa a brasileiros como eu!

Como foi que a Fiel já esqueceu?

E ainda acham que com Copa e Olimpíadas superfaturadas, vão melhorar a imagem enganosa do Brasil: alegria, festa, samba e Carnaval!

José Jorge Ribeiro da Silva jjribeiros@yahoo.com.br

Campinas

*

CONSPIRAÇAO CONTRA A DEMOCRACIA

O empenho que o ex-presidente Lula está colocando no projeto de reforma política que vai agraciar os partidos aliados (e só os partidos aliados) com um caminhão-baú de verbas públicas (os demais partidos que se contentem com uma mixuruquice em dinheiro bem do tamanho da oposição que praticam) só tem paralelo com o empenho que ele colocou na votação de perpetuação da CPMF. Por esta reforma política, alem do" dinheiro nosso de cada dia "que vai propiciar que o partido que está no comando e todos seus aliados (que vivem entre si uma relação claramente protoparasitária, onde o os dois seres não dependem um do outro para viver, mas a associação deles melhora e muito a vida de ambos) se perpetuem no poder. Seja pela infame lista fechada no processo eleitoral que acaba reelegendo os que já estão aí, seja pelo mega financiamento de campanha com dinheiro público, ou seja, nosso! E a cereja deste bolo... é inocentar Dirceu e sua quadrilha no julgamento do mensalão, pois afinal os pobres coitados foram forçados a fazer o que fizeram por imposição das circunstâncias vigentes impostas por um cruel sistema político-eleitoral. Minha esperança é a de que, do mesmo jeito que - com muita pressão popular - os senadores vetaram a CPMF, agora eles também impeçam a aprovação deste projeto made in Lula, uma vergonhosa conspiração contra o Estado de Direito e a democracia.

Mara Montezuma Assaf montezuma.scriba@gmail.com

São Paulo

*

REFORMA POLÍTICA PARA LIVRAR BANDIDO?

Se for comprovada a tese que o PT e PMDB tramam para aumentar de R$ 1,5 bilhão, para R$ 4,5 bilhões verba de campanha na" reforma política ", financiada pelos cofres públicos e arquitetada pelo criminalista do diabo Márcio Thomaz Bastos, para livrar toda a quadrilha petralha do processo do mensalão, entre elas o bandido mor, o Brasil pode fechar as portas para a decência e honestidade e escancarar de vez a bandidagem. O assalto ao bolso do contribuinte, com tudo acertado pela"lei", tentar...

Ver notícia na íntegra em Estadão

  • Publicações25625
  • Seguidores17
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações71
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/forum-dos-leitores/2852251

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)