Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Cartas - 25/08/2011

    Publicado por Estadão
    há 13 anos

    PRIVATIZAÇÕES

    Cai o último engodo

    O PT rendeu-se à filosofia do PSDB e inicia sua era de privatizações - "a tal herança maldita" de FHC que o demagogo Lula repudiava. E agora festivamente privatiza o primeiro dos três aeroportos prometidos, o de Natal. Não dá para aplaudir. É triste que Lula e sua trupe reacionária, por puro capricho e esperteza desprezível, tenham estagnado por oito anos obras de infraestrutura, incluindo aeroportos, dos mais ineficientes do mundo. É bom frisar que Dilma compactuava com essa retrógrada decisão. O lado bom é que nas próximas eleições o discurso do PT será esvaziado. Porque nem obras do PAC iniciadas em 2007, que andam a passo de tartaruga, se concluem. Assim, espero que finalmente o PSDB deixe de se apequenar, como agiram Alckmin e Serra nos pleitos de 2006 e 2010, pois não tiveram coragem de defender as privatizações, que foram um dos maiores avanços de modernidade e produtividade em setores estratégicos no País.

    PAULO PANOSSIAN

    paulopanossian@hotmail.com

    São Carlos

    ________

    Leilão de aeroportos

    Serviços públicos com características de monopólio podem ser concedidos por meio de leilões, porém com as necessárias precauções que protejam o consumidor. O critério de menores tarifas é e sempre foi melhor que o do lance maior. Neste último, ganhou quem ofereceu mais pela concessão. Em troca o governo deixa que o concessionário vitorioso escalpele os usuários dos serviços via tarifas e preços elevados. Nos terminais, por exemplo, deveria ser exigida ao menos a instalação de máquinas de refrigerantes, café, sanduíches e outros alimentos, bem como telefones públicos em número, locais e com aluguéis preestabelecidos pelo governo, de maneira a garantir preços acessíveis a usuários de baixa renda. O Cades deveria analisar e aprovar o modo de concessão de serviços públicos, quase sempre estruturados e operados sob a forma de monopólio. Hoje nós, consumidores, pagamos preços altos por falta de competição em toda a cadeia de produção nacional. Economia de mercado funciona, e muito bem, quando o governo garante a concorrência.

    EDUARDO JOSÉ DAROS

    daros@transporte.org.br

    São Paulo

    ________

    LULA X DILMA

    Nocaute

    Fiquei estarrecida ao ler a notícia, confirmada por Dora Kramer (24/8): o gesto do sr. Lula ao "despachar" com ministros do atual governo é cheio de simbolismo autoritário, que nos remete a um ditadorzinho de quinto mundo. Ninguém ignora sua intenção de passar ao povo a ideia de que Dilma está lá só "esquentando cadeira" para ele. Mas esquece que o Brasil não é seu sindicato e Dilma foi legitimamente eleita pelo povo. Que a presidente deixe já bem claro que, hoje, quem tem a caneta e o poder nas mãos é ela. Caso contrário, ficará cada vez mais fragilizada para responder às chantagens de sua base aliada, que é o que Lula mais deseja: ver Dilma a nocaute pedindo-lhe socorro!

    ELIANA FRANÇA LEME

    efleme@terra.com.br

    São Paulo

    ________

    Deselegância

    Ao se reunir a portas fechadas com ministros de Dilma, à sua revelia, Lula reporta-nos a memória de facções que se juntavam para tramar ciladas contra um inimigo comum. Essa atitude nos leva a crer que o ex teme que a herança malcheirosa que deixou para a presidente e o povo vá impregná-lo de tal forma que seus planos de volta triunfante ao Planalto cairão por terra. Que deselegância...

    LEILA E. LEITAO

    São Paulo

    ________

    Fora!

    Lamentável saber que o ex "despacha" com ministros de Dilma e lhes cobra informações, como se ainda fosse ele o presidente da República. Lula abusa claramente da sua condição de ex-presidente e deveria ter mais respeito por Dilma e pelas instituições. Felizmente, o tempo de Lula já passou. Fica para ele o conselho de José Dirceu a FHC: vá cuidar da sua ONG e dos seus netos. Fora, Lula!

    RENATO KHAIR

    renatokhair@uol.com.br

    São Paulo

    ________

    A ética do ex

    Dentre as sandices que o filósofo Lula proferiu em seu pirotécnico governo, uma se torna muito atual: "Ninguém tem moral para me ensinar noções de ética". Seria muito importante agora que ele nos esclarecesse qual a sua visão de ética. Certamente a constrangida presidenta Dilma também apreciaria muito, uma vez que ela está totalmente perdida no meio desse tiroteio sem fim.

    GERALDO SIFFERT JUNIOR

    siffert18140@uol.com.br

    Rio de Janeiro

    ________

    MENSALAO

    Risco de prescrição

    O brasileiro está apreensivo porque dia 27/8 prescreve o crime de formação de quadrilha dos integrantes do mensalão do governo Lula, considerado o maior escândalo moral e financeiro da História do Brasil. E sem se ter conhecimento de que o ministro do STF Joaquim Barbosa tenha concluído o relatório, o que favoreceria os quadrilheiros com a prescrição desse crime que abalou o País.

    JOSÉ WILSON DE LIMA COSTA

    jwlcosta@bol.com.br

    São Paulo

    ________

    EDUCAÇAO

    "O ensino de matemática "

    Fiquei muito chocado com as constatações do editorial de 19/8 (A3) e achei que iam jorrar protestos indignados contra o descrito círculo vicioso, em que o pior aluno se torna professor de matemática. Mas não houve nenhum. De onde, então, esperar as há muito tempo vencidas medidas corretivas, se ninguém se interessa pelos males maiores? Como governos entram e saem com aprovação de até 80%, com a educação em sabido constante declínio? Como e com que combater corrupção, crimes, miséria, pobreza, se educação que merece o nome quase inexiste? Faxinas podem ajudar na área política, se houver punição. Mas resolver problemas básicos, mesmo, só mediante educação. O País, por acaso, não dispõe de exímios professores? Pode dispor, sim. Mas quem se quer dar ao trabalho árduo do ensino por um salário miserável e nivelado para baixo por poderosos sindicatos irresponsáveis? Em vez de combater a miséria, o governo devia entrar no combate aos salários miseráveis para pessoas capacitadas. Reinventar a meritocracia no ensino público e privado. Mas falta o indispensável primeiro passinho: interessar-se.

    GERHARD FINK

    gerhardfink@uol.com.br

    Atibaia

    ________

    "Só no Brasil ministro voa de carona e não sabe quem é o dono da aeronave. Conte outra lorota, sr. Paulo Bernardo"

    MILTON A. ZONNO / UBERLÂNDIA (MG), SOBRE OS JATINHOS

    milton.zonno@suecia.com.br

    "Após 15 meses na gaveta, o incompetente declarou-se incompetente para julgar o caso. Pobre País, em que a Justiça tarda e falha"

    JOSÉ EDUARDO VICTOR / JAÚ, SOBRE A CENSURA AO "ESTADAO"

    je.victor@estadao.com.br

    ________

    VOCÊ NO ESTADAO.COM.BR

    TOTAL DE COMENTÁRIOS NO PORTAL: 1.239

    TEMA DO DIA

    Peão deixa bezerro paralítico e é suspenso

    Segundo relatório, competidor do rodeio de Barretos realizou manobra irregular; animal foi sacrificado

    "Rodeios têm de acabar! Não vejo graça/utilidade/cultura em algo que faz tão mal a animais."

    KAREN NEGRAO

    "Pelo fim dos rodeios e touradas. Desde quando maltratar animais e, muitas vezes, sacrificar é cultura e tradição?"

    DAVID QUOS

    "Espero que vocês que estão comovidos sejam vegetarianos. Porque (senão) aí vai ser o que eu chamo de hipocrisia!"

    ISABELA KOHUTEK

    ________

    Cartas enviadas ao fórum dos leitores, selecionadas para o estadão.com.br

    O FIM DA ERA LULA

    A saúde debilitada de Fidel Castro e de Hugo Chávez, a queda de vários ministros do governo Dilma e prefeitos corruptos, a queda do ditador sanguinário Muamar Kadafi, todos com forte ligação ao ex-presidente Lula, dão-nos a certeza de que a era Lula está passando, para o bem do povo brasileiro, que foi iludido por promessas vãs. Vamos aguardar, porque brevemente os ditadores de outras nações oprimidas também deverão cair, a despeito de o governo brasileiro apoiar de forma incompreensível certas ditaduras, como a da Síria e a do Irã.

    Jose Mendes josemendesca@ig.com.br

    Votorantim

    _______

    NOVO GOVERNO LÍBIO

    Um novo governo líbio que está prestes a se estruturar será apoiado pelos maiores bancos internacionais, voltados naturalmente para o seu mercado de petróleo. O Brasil, equivocadamente, por intermédio de seu ministro Antonio Patriota, não reconhece o Conselho Nacional de Transição (CNT) como governo líbio, contrariando decisão tomada por Estados Unidos, União Europeia e vários países árabes. As Relações Exteriores do Brasil prosseguem de braços dados com os regimes ditatoriais, em total dissonância com o sedento e famélico desejo de ingressar definitivamente no clube da Assembleia Geral das Nações Unidas. Se Dilma Rousseff pretende, de fato, dar rumos mais sólidos a sua administração, está na hora de consertar a bússola do Itamaraty, que está totalmente biruta diante da realidade internacional. Esses governos que estão caindo sempre foram apoiados pelo ex-presidente. Senhora presidente, faça história.

    Jair Gomes Coelho jairgcoelho@gmail.com

    Vassouras (RJ)

    _______

    LÍBIA E NÓS

    A eminente mudança de comando na Líbia, onde o governo autocrático do cel. Kadafi no poder há 42 anos, pode alterar e muito a realidade do petróleo em todo o planeta. Sabendo-se que tal commodity daquele país é um dos mais valorizados do mundo, dependendo de quem forem os futuros donos do poder líbio, tudo pode acontecer inclusive um processo desestabilizador nos governos vizinhos daquela parte do planeta, riquíssima nessa riqueza mineral. Urge que nosso governo tome medidas preventivas contra tais tormentas que podem estar por vir, em face de tal crise.

    José de Anchieta Nobre de Almeida josedalmeida@globo.com

    Rio de Janeiro

    _______

    CONTO

    Com Kadafi desaparecido, é preciso alertar o povo líbio para que não caia no golpe da delação premiada, uma loteria sem regras muito claras que consiste em prometer uma fortuna a quem denunciar o paradeiro de ditadores árabes derrubados pelo ocidente. A última vez que aplicaram esse conto foi no Iraque. O vencedor está até hoje esperando o pagamento...

    Hermínio Silva Júnior hsilvajr@terra.com.br

    São Paulo

    _______

    BAB O-ZEIRA

    O quartel-general de Muamar Kadafi em Trípoli se chama Bab al-Azizia. Quem leu ou tentou ler o Livro Verde, no qual Kadafi expõe o que pretende ser seu ideário político, chega à conclusão de que a tradução portuguesa do nome do seu bunker é "Bab o-Zeira"!

    José Antonio Pedriali jpedriali@hotmail.com

    Londrina

    _______

    PRELÚDIO E FUGA

    Kadafi sumiu? É sempre assim.

    Roberto Twiaschor rtwiaschor@uol.com.br

    São Paulo

    _______

    ARNALDO JABOR, FHC E A INGOVERNABILIDADE

    Arnaldo Jabor, no artigo Lula inventou a ingovernabilidade (23/8), descreve melhor do que ninguém de que forma e por quais meios Lula conseguiu inverter valores que nos são caros e transformá-los em norma de comportamento político e social. A corrupção é a regra, e a impunidade é a segurança de quem a pratica. Jabor acrescenta: "Lula inventou a ''ingovernabilidade'' a que assistimos. Os assaltantes estão com saudade e querem que ele volte para normalizar tudo, como um ''Luis Inácio Bonaparte da Silva''" , como um "caudilho da vaselina". Tudo o beneficia para 2014. Temíamos um "peronismo"...

    Ver notícia na íntegra em Estadão

    • Publicações25625
    • Seguidores17
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações59
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/cartas-25-08-2011/2816098

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)