Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Fórum dos Leitores

    Publicado por Estadão
    há 13 anos

    COMÉRCIO EXTERIOR

    Troco na Argentina

    A Argentina barra a entrada de calçados brasileiros, causando enormes prejuízos aos fabricantes, que não conseguem licenças para vender no país vizinho, e em alguns casos já passa de 200 dias. Por que tanta demora do governo brasileiro em resolver o problema, quando é só dar o troco barrando a entrada de automóveis argentinos no Brasil?

    EDGARD GOBBI

    edgardgobbi@gmail.com

    Campinas

    GOVERNO DILMA

    Sem rumo

    O governo Dilma é o sonho de consumo de toda oposição. Sem rumo, sem metas, sem competência. A começar pela própria presidente, que deixou pelo meio do caminho a faxina na administração pública, que todos nós, brasileiros decentes, torcíamos para que continuasse. E o que dizer da conjuntura econômica? Inflação em alta e revisão para baixo do crescimento do PIB não são exatamente indicativos de uma economia saudável... Sobre as obras de infraestrutura para a Copa de 2014, a solução para os atrasos - que muito provavelmente tornarão inviável o término a tempo da maioria dos projetos planejados - é simples: decreta-se feriado nos dias dos jogos! Nota 10 em planejamento, hein?! Que o diga a saúde pública: se ela vai mal, estabeleça-se um novo imposto. Afinal, o que é um mero trilhão de reais no Impostômetro? Esse é o Brasil do PT, da oposição mais inepta da História deste país e de um tal partido novo, o PSD, que não está nem aí para tudo isso e só quer saber mesmo da famigerada Constituinte.

    HENRIQUE BRIGATTE

    hbrigatte@yahoo.com.br

    Pindamonhangaba

    FARINHA POUCA...

    ... meu pirão primeiro

    O presidente do PSD, prefeito omisso e incompetente da maior cidade do País, que cobra IPTU extorsivo e sem retorno e só faz política, em vez de "prefeitar" e cumprir a sua obrigação, para o que é pago, informa que o partido apoiará Dilma - como apoiaria qualquer governo, como outros da base, que vendem apoio por cargos e intere$$e deles, e não dos eleitores/contribuintes. Basta ver como vários políticos mudaram para essa legenda. Aliás, político muda de partido como se fosse cueca. E os eleitores antas votam nesses sujeitos, só verbo e sem predicados.

    MÁRIO A. DENTE

    dente28@gmail.com

    São Paulo

    Partidos políticos

    E o PT, que já foi substantivo, hoje é mero adjetivo.

    CARLOS DELPHIM DA GAMA NETO

    carlosgama@croniquetas.com.br

    Santos

    Mosquedo

    A criação do PSD não constrói nada de novo, apenas reagrupa uma grande quantidade de moscas sobrevoando mais do mesmo (ou da mesma...).

    FLAVIO MARCUS JULIANO

    opegapulhas@terra.com.br

    São Paulo

    Toma lá dá ca

    Vem por aí a criação de mais alguns ministérios, para levar para a base os companheiros do PSD.

    CARLOS NORBERTO VETORAZZI

    cnorbertovetorazzi@yahoo.com.br

    São José do Rio Preto

    PODER JUDICIÁRIO

    Acima das leis?

    O missivista sr. William Carvalho (30/9), ao dar os parabéns e intimamente chamar de "companheiro" o ministro Cezar Peluso, do Supremo Tribunal Federal (STF), dá a entender também ser juiz. Até aí, tudo normal. Mas chamar a corajosa dra. Eliana Calmon de traidora, pérfida, desleal e elitista é outra história! Vai além de uma simples ofensa. E causa surpresa virem tais palavras de um trabalhador corporativo (como se identificou), bem como não aceitar que alguém seja investigado, punido e condenado quando provas concretas forem levantadas contra o malfeitor - seja ele juiz, empresário, político ou qualquer outro cidadão igual perante a lei. Juiz está acima das leis? P. S.: Se é verdade que nos últimos 500 anos a corporação se vem mantendo íntegra (palavras do missivista), aqui, em São Paulo, temos um juiz condenado por ter roubado milhões do Fórum Trabalhista - e não parece ser tão velho assim.

    ROGÉRIO AMIR RIZZO

    rizzomoreno@superig.com.br

    São Paulo

    Toga em moda

    Eu, cidadão comum, preocupado com o cumprimento de meus deveres, não tenho conhecimento da existência de "bandidos de toga", como disse a corregedora nacional, Eliana Calmon. Porém imagino que haja muito bandido de colarinho branco se abrigando à sombra das togas escuras de alguns magistrados. Em vez de o ministro Cezar Peluso querer enquadrar o CNJ, ele devia, isso sim, reunir os seus pares do STF e pôr um ponto final, de maneira rápida e definitiva, à censura ao jornal O Estado de S. Paulo, que já dura mais de dois anos. Os três Poderes devem respeitar e fazer respeitar a Constituição brasileira. É isso que nós esperamos.

    ALVARO SALVI

    alvarosalvi@hotmail.com

    Santo André

    STF x CNJ

    Há que ser ressaltada a coragem da corregedora do Conselho de Nacional de Justiça (CNJ), ministra Eliana Calmon, seja por ter trazido ao conhecimento da opinião pública uma questão tão importante como é a que se refere aos poderes de investigação do CNJ, em análise no STF, seja também por ter revelado - ainda que sob a forma de um pecadilho, como disse um ministro do STF - a inusitada e injustificada resistência com que alguns tribunais estaduais têm buscado contrastar as decisões de âmbito disciplinar emanadas daquele Conselho. Destarte, caberá ao STF declarar a constitucionalidade do CNJ, que - relevante observar - figura ao lado do mesmo STF como órgão de cúpula do Poder Judiciário brasileiro (artigo 92, I-A, da Constituição), para assim reconhecer a plena legitimidade de seus atos, especialmente dos de investigação disciplinar, que outra não poderá ser, com certeza, a intelecção a ser extraída do artigo 103-B, § 4.º, da nossa Carta Magna. Como observava o marquês de Maricá, para bem julgar não basta ver, é necessário olhar, nem basta ouvir, é conveniente escutar. Que o STF ouça o que diz a opinião pública, reforçando cada vez mais o poder do CNJ, em vez de enfraquecê-lo.

    VALENTINO APARECIDO DE ANDRADE, juiz de Direito

    valentinoandrade@uol.com.br

    São Paulo PAULO MALUF NO STF

    A notícia de que finalmente Paulo Maluf e familiares vão responder a uma ação penal no Supremo Tribunal Federal (STF), como mostrou a matéria Maluf vira réu em ação penal no Supremo (30/9, Nacional, A6), renova a esperança de que pode estar chegando o dia de nossa Justiça constatar (o que o mundo inteiro já sabe) que uma montanha de dinheiro público foi surrupiada e enviada para ser lavada criminosamente lá fora. Enquanto a polícia do mundo inteiro procura por esse cidadão com um mandado de prisão por crimes financeiros, aqui, de onde o dinheiro público foi desviado, nada tem acontecido, dado o sem número de chicanas de nossa morosa Justiça. A preocupação agora é se o STF também não vai contribuir para a continuidade dessa impunidade.

    José Elias Laier joseeliaslaier@gmail.com

    São Carlos

    *

    A GRANDE FAMÍLIA MALUF

    Quando erramos, pagamos pelo erro, quando acertamos, não precisamos pagar nada. Como em toda a regra existe a exceção, Paulo Maluf é a exceção da regra. Desde que entrou na vida pública há mais ou menos 40 anos ele é acusado de cometer todos os crimes possíveis e impossíveis contra os cofres públicos. O fantástico é que ao longo de toda essa história de acusações, nada acontece com o eterno acusado. Um por cento das provas apresentadas até hoje contra ele colocariam qualquer marginal menos privilegiado um longo tempo na cadeia. O Dr. Paulo só esteve preso uma vez. Foi um caso atípico, porque cadeias, humilhações e punições foram feitas para os de pés de chinelo que roubam para comer, sejam eles culpados ou inocentes. Neste país, onde os ladrões de colarinho branco abrem champagne todo fim de semana para comemorar a impunidade e a benevolência dos juízes, o destino é ficarmos sempre no "passivo". Mas o Brasil é o berço esplêndido de acontecimentos estranhos. O Supremo Tribunal Federal (STF), que, certo ou não, sempre livrou a cara do Maluf, por sete votos a um, aceitou uma denúncia contra toda a família Maluf por lavagem de dinheiro. A denúncia foi oferecida pelo procurador-geral da República, Roberto Gurgel. O advogado de Maluf, tal como fez o defensor do Sarney, que conseguiu anular as provas do inquérito que acusavam a família Sarney, tentou fazer o mesmo, mas não conseguiu. O relator, Ricardo Lewandowski, afirma que o prejuízo aos cofres públicos da lavagem de dinheiro realizada no exterior pela família Maluf é da ordem de US$ 1 bilhão. Pelo jeito, o Dr. Paulo encaminhou muito bem toda a família nos seus "negócios".

    Wilson Gordon Parker wgparker@oi.com.br

    Nova Friburgo (RJ)

    *

    PREVISAO DE RUMO

    O STF precisará fazer das tripas coração para inocentar Maluf da acusação de "espraiados" desvios astronômicos. De início, supostos bandidos de toga integrantes da mais alta Corte tentarão anular as substanciosas provas fornecidas pela Suíça. Outras provas poderão ser invalidadas compulsoriamente. Afinal, amigos são para essas coisas.

    Roberto Twiaschor rtwiaschor@uol.com.br

    São Paulo

    *

    PESOS E MEDIDAS

    O ex-prefeito da cidade de São Paulo Paulo Maluf foi acusado pelo Ministério Público de desviar mais de US$ 1 bilhão para o exterior. Ele só não será processado por formação de quadrilha porque tem mais de 70 anos e esse crime, para ele, está prescrito. O que eu não consigo entender é que, se um homem comum, mesmo com mais de 70 anos de idade, se apoderar indevidamente de um pote de margarina, nem por milagre escapará da cadeia.

    Virgílio Melhado Passoni mmpassoni@gmail.com

    Jandaia do Sul (PR)

    *

    OS 'MALUF'

    Que beleza! Eis, enfim, a prova cabal: a família que trabalha unida, permanece unida - até no banco dos réus. E agora? Será que o assessor de imprensa do réu Paulo Maluf, Adilson Laranjeira ("Paulo Maluf não tem nem nunca teve conta no exterior", sic), não vai se manifestar em nome do patrão? Mas boa mesmo foi a dica fornecida pelo famoooso Dr. José Roberto Batochio, advogado de Flávio Maluf, filho do deputado, ao dizer que, "no Brasil, transformaram formação de família em formação de quadrilha" (sic); mesmo porque, para que haja coerência em sua alegação, tudo indica que sua frase contém um síndromo (ver Pequeno Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa, da ABL-1943). Assim, ainda em decorrência desse síndromo pespegado por Sua Excia. inadvertidamente, poder-se-ia concluir que transformaram formação de quadrilha em formação de família, por contraposição. Como o advogado criou sua frase na terceira pessoa do plural, que não identifica o sujeito (eles), quem o autor - ou autores - do processo transformante somente ele mesmo, o Dr. Batochio, pode nos informar. Enfim, "tudo isso quer dizer... Brasil" (José Maria de Abreu). Pobre país dos meus amores!

    João Guilherme Ortolan guiortolan@gmail.com

    Bauru

    *

    PIADA

    Acho que sou leitor do Estadão desde que nasci, e ele nunca havia publicado uma piada na primeira página, mas estava lá na manchete de sexta-feira: STF abre processo contra Maluf. Nossa, o Maluf já foi processado centenas de vezes por vários motivos e nunca foi condenado, graças as absolvições no STF e agora eles me saem com essa. Por favor, a quem querem enganar? Podem enganar muita gente, mas jamais enganarão um leitor do Estadão. Qual será a próxima piada do STF? Por isso que no Brasil humorista nunca perde o emprego!

    José Milton Galindo galindo52@hotmail.com

    Eldorado

    *

    VIDA LONGA A MALUF

    O Supremo vai julgar o Sr. Maluf. Com a idade que ele tem, poderá nunca ser julgado em vida. Tomara que ele viva o bastante para devolver, caso seja condenado, o que teria desviado - o que duvido que irá acontecer.

    Everardo Miquelin everardo.miquelin@ig.com.br

    São Paulo

    *

    AQUI SE FAZ...

    O mundo ficando cada vez menor para o senhor Paulo Maluf. Já não era sem tempo.

    Luiz Nusbaum lnusbaum@uol.com.br

    São Paulo

    *

    DESPOLUIÇAO DO PINHEIROS

    Após 10 anos de investimentos públicos que chegaram a R$ 160 milhões, o governo estadual paulista desistiu do plano de limpar o rio Pinheiros pelo método de flotação. Uma década inteira perdida e uma enorme soma de recursos públicos foram para o ralo nesse incrível caso de incompetência e despreparo do poder público. Os paulistanos deveriam ter o direito de usufruir de rios limpos, vivos e navegáveis, como acontece em muitas cidades do mundo. É triste ver o dinheiro público ser desperdiçado desta forma e os problemas continuarem sem solução com o passar dos anos. O governador Alckmin e o PSDB devem explicações ao povo paulista por mais esse fracasso.

    Renato Khair renatokhair@uol.com.br

    São Paulo

    *

    INVESTIGAÇAO

    Será que a desistência do método de flotação teve alguma outra intenção ou finalidade? Ministério Público, por favor, vamos investigar, chega de meter a mão na cumbuca do dinheiro do povo que pena para pagar impostos pesadíssimos.

    Antonio Jose G. Marques a.jose@uol.com.br

    Rio de Janeiro

    *

    ALERTA ANTIENCHENTE

    Gilberto Kassab, nosso digníssimo prefeito, está estudando a implantação de um sistema de sirenes para alertar da possibil...

    Ver notícia na íntegra em Estadão

    • Publicações25625
    • Seguidores17
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações57
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/forum-dos-leitores/2854941

    Informações relacionadas

    Fui vítima de fraude e estão usando o meu CPF. O que faço?

    Ana Beatriz, Bacharel em Direito
    Artigosano passado

    Emprestei meu cartão de crédito e a pessoa não pagou a dívida. E agora?

    Notíciashá 13 anos

    Fórum dos Leitores

    Jucineia Prussak, Advogado
    Modeloshá 5 anos

    [Modelo] Ação de Cobrança

    Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro
    Jurisprudênciahá 3 anos

    Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro TJ-RJ - APELAÇÃO: APL XXXXX-25.2018.8.19.0001 202005002148

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)